Viagem a NY

Pois bem, posso dizer que ia sem expectativas em relação à viagem. Como tenho tendência a sofrer por antecipação, antes da viagem não fiquei muito entusiasmada, a modos que a guardar o entusiasmo para depois. Onde fui? Nova Iorque.
Se eu já tinha Londres como uma cidade multi cultural, então esta é muito mais. Não tem nada a ver com o nosso país. Notei bem a diferença, segurança em todo o lado, polícias, as pessoas andam de malas abertas com valores à mostra sem medos. Cá não posso andar com nada de valor senão assaltam-me no metro ou comboio. Enfim.
Fiquei sem palavras mesmo. Adorei a cidade. É mesmo a cidade que nunca dorme :D
Não consigo explicar por palavras o que senti naquelas duas semanas. Basicamente o dia todo fora, absorver toda a informação, cultura, museus, parques, tudo, chegar à noite e adormecer super fácil (eu que tenho dificuldade para adormecer, dormi melhor quando lá estive do que cá). Estive num hotel onde o quarto tinha cozinha (óbvio), pois que uma pessoa não gosta muito de fast food e tem de se desenrascar. As únicas coisas que não gostei foi realmente a comida/água. Comer fora só meia dúzia de vezes, e encontrar comida decente só mesmo no whole foods market, foi o único sítio no meio da cidade onde encontrei peixe/carne/legumes/fruta. Ao fim do 2º dia já sentia falta de legumes e fruta, que não passo sem isso. Água também só aquela de sabores com gás, pois tive uma má experiência com um "gallon" ou lá como se chama, da poland spring, em que dei dois golos e aquilo sabia a gásoleo. Perdi umas horas, pois senti a garganta estranha, aquilo fez-me ficar maldisposta, felizmente passou, também bebi chá com fartura para sair aquele sabor da boca, mas tirando isso, não houve problemas. Uma pessoa anda sempre com água e snacks para comer durante o dia, almoça às 16h, e volta a passear. Não houve um dia em que tivesse ficado aborrecida (tirando aquelas horas por causa da água), e para mim, férias são sem dúvida conhecer outras realidades/culturas. Férias uma semana na praia aborrecem-me, não há nada para fazer, só ficar na praia, sem museus e sem cultura para ver, não me parece. Cansam muito depressa. Já Nova Iorque, meus ricos ténis que aguentaram 160km nos pés, andei e andei tanto. No último dia foram 25km. Não me senti cansada daquilo. 
Esta experiência foi maravilhosa. Ficava lá mais uns dias, foi puxado, mas como a lua de mel não foi grande coisa (Açores, os dois doentes, e quem tem alergias com aquelas mudanças de temperatura sabe como é), optámos por algo diferente. E digo que planear isto tudo com mês e meio de antecedência não é fácil, mas é possível. É uma questão de organizar tudo, e como eu gosto de fazer estas coisas, tratei de tudo. Qual agências de viagens, gosto de tratar de tudo ao pormenor. Com mapas e pontos marcados no google maps, faz-se bem. É preciso é fazer muita pesquisa, principalmente com os passes para as atracções, estava difícil encontrar um adequado. E do aeroporto o melhor é mesmo sair e ir de transfer. Os voos fizeram-se bem, a ida foi directa, não dormi, vi 2 filmes e umas séries, à volta é que foi mais chato, foi com escala (a diferença era demasiada para outro voo directo), e uma pessoa chega cá e há greve de táxis (coisa tão boa, sqn), e bem vindos ao nosso país. É uma vergonha. Uma pessoa vem de um país evoluído, e chega cá nem há elevadores de jeito para quem vem carregado de malas. Podia reclamar mais um bocadinho, mas nem vale a pena. É os transportes públicos que temos. Há muita coisa que precisa de ser mudada no nosso país, mas nem toda a gente consegue perceber isso.
Quanto a compras, digamos que a tecnologia é o forte. E em comparação com o nosso país, é triste. Telemóveis que cá custam 600€, com metade da capacidade, lá vendem por 320€ com o dobro da capacidade. Comprei um mp3/mp4 novo, de 16gb (cá só há até 8gb, o modelo que comprei),  que cá 8gb custam 120€ e eu comprei 16gb por menos de 70€. É uma diferença considerável. 
E depois de meia dúzia de anos, comprei uma máquina fotográfica compacta nova. Cá custa 230€ sem acessórios, e lá custou-me o mesmo (a máquina com cartão e bolsa ficou em 195€) mas com seguro de 4 anos internacional, cartão memória e bolsa. Em breve publico as fotos da viagem. 
Em termos de mentalidade, acho que ainda há muitos preconceitos no nosso país. Senti-me muito bem a andar por NY, segura, senti que pertencia lá, não sei explicar, é completamente diferente, é uma cidade evoluída, está sempre em construção, há sempre algo a acontecer. 
Eu gosto muito do nosso país, mas em termos de evolução, de mentalidades, ainda tem muito para crescer. Principalmente na mentalidade do deixa andar, de chefes que não sabem nada, de se perder uma eternidade no trânsito, qualidade de vida, etc. Neste caso falo de Lisboa. Rendas e casas tudo a preço de ouro. Ver coisas ridículas, em mau estado, coisas que podem/podiam melhorar mas nada se faz. Enfim. Já estou a divagar. 
Beijinhos*

0 comentários