"Cinco Quartos de Laranja" de Joanne Harris

Sinopse: Quando a minha mãe morreu, deixou a quinta ao meu irmão Cassis, a fortuna da adega à minha irmã Reine-Claude, e a mim, a filha mais nova, deixou-me o álbum. Uma distribuição de riqueza um pouco desigual. E, como o Cassis dizia sempre, eu era a preferida.
Framboise regressa à pequena cidade onde nasceu, na província francesa, e abre um restaurante que rapidamente se torna famoso, graças às receitas de um velho álbum que pertencera à sua mãe. Essa espécie de diário contém igualmente uns estranhos apontamentos cuja decifração lançará uma nova luz sobre os acontecimentos dramáticos que marcaram a sua infância nos dias já longínquos da ocupação nazi.
A Framboise restam as recordações dos sabores e sentimentos da sua infância numa França marcada pela dor e pela penúria da guerra, mas também a memória do episódio que marcou a vida da família e constituiu, para ela, a perda definitiva da inocência. Agora, sem que se faça anunciar, a hora de enfrentar a terrível verdade chegou.
Entre passado e presente, a história de Framboise impregna as páginas com os aromas, as cores e sabores da vida no campo e, tal como as receitas que lhe couberam em herança, traz-nos à memória a liberdade e audácia da infância. Um livro para ser saboreado.

Opinião: Gostei bastante do livro, bastaram-me três noitinhas para o ler, quando a história é boa "é só mais um capítulo e vou dormir". Neste caso foi ontem que o acabei. Esta autora tem livros bons, já é o terceiro livro que li dela, e tenho a dizer que adoro as histórias :) 

3 comentários

  1. Já li esse livro há tantos anos que já nem me recordo da historia

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não li esse livro, mas a sinopse parece ser interessante :)

    Beijito* grande :)

    ResponderEliminar
  3. Preciso de me apaixonar novamente por um livro!!

    ResponderEliminar