Persistência

Depois de muitos meses, apeteceu-me vir aqui escrever. 
A verdade é que a minha vida mudou. Depois de 3 anos de muito esforço, de quase ter tido um esgotamento para conseguir acabar a licenciatura de Engenharia Informática, consegui. Acabei no final de Julho do ano passado, e disso estou muito orgulhosa. Porque me esforcei, lutei muito para conseguir atingir o meu objectivo, que de fácil não tem nada. Foram muitas noites sem dormir, com ansiedade para acabar disciplinas, ter perdido uma pessoa importante para mim uma semana antes do Natal de 2018, e mesmo assim ter engolido o choro, e focar-me na universidade, com mais 2 disciplinas em atraso, com o raio da matemática lixada, que demorei 3 anos para conseguir, mas fui teimosa, insisti, errei, chumbei, voltei a tentar. 
Depois disto tudo, mudei um pouco. Tenho mais confiança em mim, naquilo que consegui, e acredito que ainda irei conseguir atingir os meus objectivos (um dia ainda quero tirar mestrado). A vida dá muitas voltas. Devido a um problema de saúde vi-me obrigada a parar, depois de 3 anos sem ter tempo para cuidar de mim, pois a minha saúde deu sinais. Perdia 3h diárias nos transportes, não tinha tempo para fazer exercício, nem para ter tantos cuidados com a alimentação. Depois de acabar a licenciatura escolhi voltar a cuidar de mim, a estar em paz comigo mesma. Porque toda a ansiedade, tudo o que passei para acabar aquilo, foi difícil.
Neste momento ando em tratamentos, e ao mesmo tempo a procurar trabalho na área (se bem que como isto está agora com o mundo é complicado). Também só comecei à procura no início do ano, e já ouvi com cada proposta mais idiota, que às vezes penso que estão a gozar comigo. Querem dado e arregaçado, pois olha, não andei a estudar 3 anos para ganhar pouco mais que o ordenado mínimo. Tenho algumas exigências, e uma delas é a localização. Para mim algo onde tenha perder 4h em transportes está fora de questão, levar o carro e gastar € em estacionamento igual. Posso ir de transportes, não gastar dinheiro em combustível e estacionamento, pois que continuo forreta, claro está.
Quanto aos tratamentos, estão teimosos, e tudo o que quero para este ano é conseguir melhorar, já tive melhorias mas ainda tenho de continuar os tratamentos. Mudei de hábitos, deixei hidratos de carbono, faço uma alimentação sem processados, é uma espécie de dieta cetogénica, mas que para a minha saúde tem resultado, nunca na minha vida andei com níveis de glicémia tão estáveis. E é isso que me importa agora. Não é dinheiro, não são bens materiais, mas sim recuperar a saúde. A vida é dura, mas eu sou muito teimosa, e não desisto daquilo que quero. Sou uma pessoa persistente. 
Quanto ao trabalho, hei-de conseguir alguma coisa, mas não ao ponto de me consumir o tempo para cuidar de mim. Há coisas que para mim são essenciais. 
De vez em quando ainda leio alguns blogs, faz falta. 
Outra, sendo eu introvertida, não percebo qual é o "pânico" que as pessoas têm de ficar em casa. Há tanta coisa para fazer, eu fico parva. Há que respeitar as medidas, eu só saio para ir à farmácia e ao supermercado (em que basicamente é comprar legumes para a semana toda, evitando saídas só "para ir ao pão", de maneira a só ir lá quando é necessário). Infelizmente ainda há pessoas sem noção, que acham que isto é só uma "gripezita". Há que ter esperança de dias melhores, se for preciso mais tempo para que isto melhore, que seja. 
Há que aproveitar este tempo para outras coisas, para aprender coisas novas, para ler, cozinhar, tudo o que diziam que "não tenho tempo". É importante reflectir, ver o que é mais importante, a vida é importante, ter saúde também. 
Isto foi um (longo) desabafo sobre tudo o que se passou desde a última vez que escrevi aqui. Tinha saudades.
Beijinhos*

0 comentários