O Monge que vendeu o seu Ferrari


Aproveitando na semana passada os descontos da wook, aproveitei para comprar alguns livros, e já tinha ouvido falar muito deste. Li-o ontem, e posso dizer que para a fase que estou a passar neste momento, fez todo o sentido. Tanta coisa com que me identifiquei. Estar a passar por tratamentos, depois de ter acabado a licenciatura, depois de tantos anos a descuidar da saúde, o meu corpo e a mente deram sinais. Numa altura em que se fala tanto da saúde física como da mental (apesar de haver pessoas que acham que é "frescura"), sei que preciso de cuidar das duas. Os ataques de ansiedade são uma coisa que me acontecia constantemente, o não conseguir desacelerar, não ter "tempo" para cuidar de mim, hoje eu vejo o mal que isso me fez.
Estou num processo de mudança, a questionar-me, a pensar na pessoa que quero ser, nos meus objectivos, quero ser uma pessoa mais calma, menos stressada, que é o que me faz ansiedade. 
No ano passado estava preocupada e sentia-me pressionada com as bocas de "ainda não arranjaste trabalho na área?", "já começaste à procura?", e sentia-me mal com isso, não vou mentir. Mas depois de estar desde Outubro com tratamentos, de perceber a importância que é cuidar de mim, já não ligo. Afinal o que é mais importante que a nossa própria saúde? Não sabem pelo que estou a passar. Com quase 30 anos, depois de passar por tanta coisa na vida, estou a mudar aquilo que não quero para mim. Sei que preciso de ter mais auto-controlo, de ter mais cuidados com a alimentação, e mais importante, de respirar. De tirar 10 minutos do meu dia para estar em silêncio, reflectir é importante. Ajuda a acalmar, e preciso disso neste momento. A correria da cidade é stressante, o barulho, a confusão, e estar em silêncio, a olhar para o horizonte, ou simplesmente a ouvir o barulho dos passarinhos, apreciar as coisas simples, é importante.
Acho que as pessoas valorizam demasiado certas coisas, e depois deste livro, tenho a certeza disso. 
Penso naquilo que quero para mim, saúde, focar-me, depois arranjar trabalho no que quero, conseguir estar estável de saúde para poder ser mãe daqui a uns anos (sim, agora derreto-me com bebés), fazer a vida que quero, sem ligar ao que os outros dizem. Cortar ou diminuir o contacto com pessoas tóxicas, que só arranjam um problema para cada solução. Não tenho mesmo paciência para pessoas dramáticas, tiram-me a energia. Não obrigada.
Agora ando a aproveitar esta quarentena para voltar aos hábitos de leitura, para poder pensar naquilo que realmente quero, descansar a mente, é o que preciso. 
Quem ainda não leu o livro, recomendo muito. Gostei tanto que tenho vontade de o ler outra vez :D

0 comentários