Saúde

Desde que entrei para o gym que aquilo tornou-se um mundo novo, quando andava na escola detestava educação física, dizia que não gostava de correr, e com um problema de saúde era mais complicado. É preciso muitos cuidados, antes, durante e depois do ginásio. No meu caso para não ter baixas de glicémia, comer algo antes e água sempre. Há dias estive 4 dias sem exercício. No 4o estava com raiva, a precisar de descarregar as más energias e não consegui. Para tudo tenho de ter tempo, gerir as horas de refeições, o que comer, o que evitar. Hoje por exemplo 2h30 depois de almoço só bebi um iogurte. Atrasei-me e só consegui lanchar passado 3 horas. E estava com uma baixa. E detesto isso. O facto de ter horários instáveis faz com que o meu organismo ande sempre trocado. E isso não me faz bem à saúde. A maior parte das pessoas não me percebe. Porque não passam por isso. Podem não ter problemas de saúde, comer fast food e depois dizer que fazem dieta e detox e mais tretas. Durante muito tempo sofri com o preconceito das pessoas, por ser diferente. E isto é tão estúpido. O preconceito. Tenho de "fingir" que sou como os outros, quando não sou. Quando sei que tenho uma saúde frágil. Que por mudanças bruscas de temperatura, ar condicionado quente e depois sair para a rua fria, uma ferida, uma constipação, não são coisas fáceis e demorar muito a passar. E digo que o que mais quero é saúde. Tenho kgs a mais, e não é fácil perder peso. Não para mim. E isso é frustrante. Só como comida saudável. Não gosto de comer fora porque a comida é demasiado salgada, com molhos, etc. Evito carne de porco, só meto sal na salada, que no resto é zero. Não gosto. Não consumo manteiga. Só coisas leves, pão integral/sementes, iogurtes magros. Não bebo leite porque sou intolerante. Dantes adorava cozido à portuguesa. Agora só de olhar para aquela gordura toda me faz perder a fome. Bebo cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. Bebo café sem nada, O exercício ajuda-me muito a melhorar os níveis. Não é fácil controlar isto tudo. Há dias fui caminhar e quando vinha para casa corri. Na rua. Eu que não conseguia correr um minuto sequer. E sei que isto depende sobretudo de mim. Vejo pessoas gordas, obesas mesmo, a inventarem desculpas para não se mexerem. Eu só sei de mim, mas quando se quer realmente algo arranja-se maneira, quando não se quer há sempre uma desculpa. Sou diabética, tenho cerca de 8/10kgs para perder, apesar de notar no volume e na roupa, a balança anda quase sempre na mesma, Há dias em que só me apetece desistir e mandar lixar tudo. E se não dá para ir ao gym vou caminhar, correr, usar os pesos e o que tenho em casa. E é a pensar na vida, em todas as frustrações, nas pessoas que são cínicas, na vontade que tenho de gritar e dizer chega, nisso tudo. Isto há-de mudar. E ainda vai ser este ano. Pessoas com a mente curta, que não vêem mais nada, que não lutam, essas coisas todas, basta. Ando cansada, mesmo cansada. E não é o mundo que muda, sou eu. O meu mundo, só eu o posso mudar. A força está na mente, na paciência que vai acumulando na bolha até rebentar. Andam a testar-me a paciência andam. Sou uma pessoa sossegada mas observo muito. Observo mais que falo. Ponto. Precisava de desabafar, que isto anda um bocado agreste.    

2 comentários

  1. As pessoas gostam muito de dar opiniões sobre situações que nunca viveram. Eu também sou uma flor de estufa, sempre doente e muitas vezes até me mandavam piadas a dizer que eles comem porcarias e estão com uma saúde riquinha e eu que como coisas biológicas da minha horta e bla blá estou sempre doente... A tua situação com os diabetes é mais complicada, mas de qualquer maneira tu tens uma forma interior gigante e por mais que as vezes te apeteça mandar tudo os favas, só tens de continuar e seguir o teu objetivo.

    ResponderEliminar
  2. É pena que muitas pessoas não percebam que o que temos de mais valioso na nossa vida é a saúde, pois sem ela não podemos trabalhar, passear e gozar a vida.
    É como se costuma dizer só sabe quem passa por elas.

    :-)

    ResponderEliminar